Andar de moto pode afectar a audição

Estudos revelam: Andar de moto pode afectar audição

Quem gosta de conduzir uma moto conhece o prazer de andar numa estrada a 120km/h embalado pelo ruído do motor. Contudo, para além de fazer uma condução segura, os motociclistas devem ter em atenção o ruído que a sua moto faz, uma vez que lhe pode trazer problemas de audição.



Existem estudos recentes que revelam como o barulho produzido pelo motor de uma moto pode causar danos na saúde auditiva. O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, alerta para isso mesmo, dizendo que uma exposição prolongada a este tipo de ruído pode causar “Perda Auditiva induzida por Ruído”- PAIR- como acontece com trabalhadores de certos ramos da indústria.

equipamento-proteccao-individual-motos

O ruído normal de uma moto situa-se acima dos 85 decibéis (dB) e qualquer ruído neste patamar pode causar danos na estrutura interna do ouvido. Além disso a PAIR é uma doença cumulativa e portanto mesmo que uma pessoa apenas se exponha ao ruído, acima dos 85 dB, por curtos espaços de tempo, os danos podem aumentar com o aumento do número de exposições.

Avalie a sua susceptibilidade ao ruído

Há, no entanto, indivíduos mais susceptíveis aos ruídos que outros e portanto será melhor avaliar a sua susceptibilidade junto de um otorrino para verificar se está ou não a colocar a sua saúde auditiva em risco. Um sintoma da perda de audição é por exemplo a palavra “salsicha”, tendo problemas auditivos a pessoa ouve mas não entende, porque os prejuízos na audição começam pelas frequências mais altas onde estão consoantes como o “s” e o “f”.


Tenha um seguro desde 12€ por mês.
Faça a simulação online aqui



Também a idade pode afectar a condução de motos pela diminuição da visão e da audição, que são agravadas pelo ruído.

Solução:

A única maneira de evitar a perda auditiva é através da utilização de protectores auriculares que podem ser encontrados em lojas que vendem Equipamentos de Protecção Individual (EPI), ou em farmácias. Desta forma consegue reduzir o ruído da sua moto para um nível seguro e conduzir sem afectar a sua saúde!

O nosso conselho: CONDUZA A SUA MOTO EM SEGURANÇA E COM SAÚDE!




Categorias: Cuidados Motos | Tags: , | 1 comment

1 Comentário

  1. Valeu pela resposta . Vou passar a usar um protetor auricular.

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *