Como andar de moto na cidade

Alguns conselhos para andar de moto na cidade:



Se pretende ser um motociclista responsável dentro da sua cidade, aconselha-se a que siga estes princípios de condução de motos:

Sempre que seja possível, tente sempre parar do lado direito, encostado à berma, e não no meio da faixa de rodagem. Muitas vezes os condutores de automóveis, distraidos a falar ao telemóvel, a sintonizar o rádio ou a procurar o cinzeiro, não se apercebem da presença de um motociclista no meio da faixa, particularmente quando têm que parar nos semáforos vermelhos.

andar-de-moto-na-cidadeNo entanto, há que ter muito cuidado nos semáforos, pois, mesmo que as motos sejam mais rápidas deverão sempre ter cuidado com quem está do outro lado, ou seja, com os carros que vêm do lado oposto. É sempre necessário que o motociclista se certifique que os carros param efectivamente no vermelho, pois alguns automobilistas tentam sempre passar a queimar no sinal vermelho, enquanto os carros do lado oposto ainda não arrancaram no verde.

O facto de o motociclista poder circular entre as filas de trânsito dá-lhe a possibilidade de, nos sinais vermelhos, parar na “primeira linha da grelha de partida”. Isto permite ao motociclista afrastar-e da confusão do trânsito e também partir em primeiro lugar, uma vez que, regra geral, as motos são mais rápidas que os automóveis.


Tenha um seguro desde 12€ por mês.
Faça a simulação online aqui



Andar de moto na cidade exige muita precaução

Em qualquer circunstância, comvém sempre circular com muito cuidado nos cruzamentos, mesmo naqueles em que o semáforo está verde. Ah, e uma das regras mais importantes para os motociclistas: não esquecer de respeitar os limites de velocidade dentro das cidades, porque por um lado evitam-se multas por excesso de velocidade e por outro evitam-se atropelamentos ou outro tipo de acidentes. E em caso de acidente não adianta ter razão, pois há sempre umas peças da moto raspadas e uns arranhões pela certa, mesmo que se trate de um acidente ligeiro.

Por isso conduza sempre com muita precaução e aprecie o enorme prazer de andar de moto na cidade.




Categorias: Cuidados Motos | Tags: , , | 1 comment

1 Comentário

  1. Aqui em São Paulo (Brasil), onde resido, percebo que os motociclistas têm um excesso de confiança que somente lhes prejudica. Andam eles por todos os lados da via, ultrapassam pela direita e pela esquerda, utilizam-se do corredor formado entre os automóveis, tornando o trânsito verdadeiro inferno e colocando suas próprias vidas em risco. Tomara um dia possamos viver em paz, autos e motos!

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *