Kyoto: scooter elétrica “made in Spain”

A Kyoto iEdison é a primeira scooter eléctrica fabricada em Espanha com tecnologia própria.



A marca de scooters espanhola – Kyoto – já começou a entregar as primeiras unidades de seu novo modelo de scooter elétrica, a iEdison.

Kyoto iEdison com computador de bordo especial

Para o fabrico desta scooter, a Kyoto desenvolveu  um sofisticado computador de bordo, chamado AdaptiveBAT, que supervisiona a operação das 20 células de lítio da bateria, para garantir que esta é mantida em perfeitas condições durante dezenas de milhares de quilómetros, indicando também a autonomia disponível antes de ser novamente carregada.

Scooter-Kyoto-iEdison

Scooter eléctrica Kyoto iEdison

As informações são transmitidas através de um ecrã a cores TFT integrado no painel. A tela apresenta tecnologia TFT anti-reflexo, para ser possível ler os seus dados à luz solar e à noite. O painel mostra um ícone que representa o nível da bateria, a percentagem de carga restante, e ainda a distância que pode ser percorrida usando a carga restante. O display mostra, ainda, o consumo instantâneo por um indicador de arco elegante, que evoca um contador. Estas informações sobre o consumo instantâneo são muito importantes, na medida em que, proporcionam ao piloto um feedback visual que lhe permite adaptar o seu estilo de condução, para que assim possa maximizar o consumo de energia e aumentando a autonomia.


Tenha um seguro desde 12€ por mês.
Faça a simulação online aqui



No computador de bordo da scooter elétrica Kyoto iEdison são registrados todos os parâmetros, num cartão de memória SD, nomeadamente, a velocidade, consumo e tensão de cada célula de bateria, entre outros. Esta informação pode depois ser enviada para o site oficial da Kyoto para que possa ser feito um relatório detalhado do estado da moto. Trata-se de um serviço interessante, na medida em que, a revisão pode ser feita a partir de casa, sem a necessidade de se viajar até uma oficina. A possibilidade de efetuar a revisão remotamente é algo que até agora apenas estava disponível a alguns veículos de luxo, como é o caso do Tesla Roadster, sendo a Kyoto iEdison, a primeira scooter urbana a usufruir deste tipo de serviço. O cartão SD utilizado no AdaptiveBAT é especial, estando preparado para suportar condições ambientais adversas, com uma grande resistência à vibração e uma oscilação de temperaturas entre os -40 º C e os 85 º C. O computador de bordo também possui uma entrada USB que permite a atualização do software após o lançamento de novas versões da scooter Kyoto.

Preços da Kyoto iEdison

O iEdison Kyoto está disponível, em Espanha, a partir de 3395 € com bateria de lítio, um preço que consideramos bastante competitivo se o comparármos com o de outras scooters elétricas existentes no mercado. Para além do preço atraente, o que mais me motiva nesta scooter são as funções fornecidas pelo computador de bordo, muito diferentes das encontradas noutros modelos concorrentes semelhantes. A justificação para um preço baixo deve-se à eliminação dos intermediários que não agregam qualquer valor ao produto e ainda ao desenvolvimento de tecnologia própria.

Onde testar a Kyoto iEdison?

Se ficou interessado/a nesta scooter elétrica Kyoto iEdison, poderá testá-la nas cidades de Madrid, Barcelona e Granada (onde se encontra a sede da empresa), ​​marcando previamente um test-drive no website da empresa em http://www.kyoto-motor.com/es/puedo-probarla. Os interessados na Kyoto iEdison ​​que não possam viajar para as cidades mencionadas para efetuar o test-drive, podem comprá-la diretamente no site do fabricante, com entrega ao domicílio para os residentes em Espanha.




Categorias: Motos Eléctricas | Tags: , , | 1 comment

1 Comentário

  1. Está prevista a comercialização em Portugal? Se comprar em Espanha, posso utiliza-la em Portugal? Qual a autonomia? Qual a duração da bateria? Obg.

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *