Venda de motos cresceu 35% em Março 2010

Venda de motos aumentou devido a isenção da Cofins

A venda de motos no Brasil aumentou 35% no mês de Março de 2010, o último mês em que vigorou a isenção da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para o fabrico de motociclos. O imposto, que eleva em 3% o valor final do produto, esteve em vigor desde Janeiro deste ano 2010.



Venda de motos no Brasil

Segundo informações da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) e proprietários das lojas de revenda, o fim do benefício levou muitos consumidores às concessionárias para aproveitar os últimos dias de desconto. Essse facto justificou o aumento de 35,3%, relativamente a Fevereiro, nas vendas de motos para o consumidor final e também mais 17,3% em relação ao mesmo período do ano 2009.

Venda de motos registou crescimento mesal e trimestral

O crescimento do volume de comercialização foi muito grande, tendo-se vendido 169.285 motos, em Março de 2010. Este crescimento deveu-se sobretudo aos incentivos oferecidos pelo governo brasileiro.

Relativamente ao primeiro trimestre de 2010, comparativamente ao primeiro homólogo do ano passado, foram vendidas 410.095 motos, ou seja, mais 21,15% que no ano anterior.

Facilidades de crédito contribuiram para aumentar venda das motos

Além do benefício fiscal da Cofins, outros factores colaboram para a melhora dos resultados das vendas de motos, entre as quais, uma maior facilidade para a obtenção de crédito para comprar motos. Recordamos que, no ano passado, havia muito mais restrições por parte dos bancos para a aprovação dos créditos.


Tenha um seguro desde 12€ por mês.
Faça a simulação online aqui



Em artigos anteriores, referimos tambén, dois casos concretos de financiamento para a compra de motos, concretamente, o financiamento para motos Suzuki 125 e como comprar moto Honda CG 125 FAN financiada .

Outros factores que facilitaram o aumento das vendas de motos

  • O aquecimento da economia;
  • A queda do desemprego;
  • O aumento dos rendimentos da população.

Apesar do optimismo geral, as vendas de motos neste ano 2010 ainda estão muito longe dos valores mensais do fim do ano 2007 e inícios do ano 2008.

Previsão das vendas de motos em alta

A Abraciclo mantém a expectativa que a tendência de alta na venda das motos se mantenha, mesmo sem os anteriores benefícios governamentais. Os últimos dados significam que começa a existir uma recuperação no sector das motos, no entanto, a evolução que haverá depois do fim da isenção dos benefícios será ainda uma incógnita.

Para os representantes das marcas e proprietários das lojas de revenda, as vendas de motos continuarão a sua tendência de subida nos próximos meses, registando-se já, neste momento, alguma dificuldade em conseguir arranjar alguns modelos de motos mais requisitados pelos clientes.




Categorias: Geral | Tags: , , | Leave a comment

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *